Corpo Docente

André Victor Cavalcante Seal da Cunha

Vencedor do Segundo Prêmio Teses Sandra Jatahy Pesavento em História Cultural do GT Nacional de História Cultural da ANPUH. Defendeu a tese A Invenção da Imagem Autoral de Chico Xavier: uma análise histórica sobre como o jovem desconhecido de Minas Gerais se transformou no médium espírita mais famoso do Brasil (1931-1938), no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestrado em Educação pela mesma instituição. Em 2008 tornou-se docente na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Participou como parecerista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nas edições de 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2014. Nas edições de 2013 e 2019 desempenhou a função de Coordenador Pedagógico Adjunto. Desde de 2015, integra os quadros do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas da UERN, na condição de professor permanente, dedicando-se a investigações nos seguintes campos: História Cultural das Religiões e Religiosidades; História Cultural do Espiritismo; Ensino de História. Atualmente, coordena o Programa Residência Pedagógica no Departamento de História, Campus Central.

Aryana Lima Costa

Possui graduação em História – Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de História, com ênfase em Formação do profissional de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, currículo, história do ensino de História e estágio supervisionado. Já atuou como avaliadora de Livros Didáticos para o PNLD e é atualmente a coordenadora de área do PIBID/História na UERN

Carlos Eduardo Martins Torcato

Licenciado em História (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pela mesma instituição, tornou-se Mestre (2011) pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em História e Especialista em Segurança Pública e Cidadania (2011) pelo PPG em Sociologia. No ano de 2012, ingressou no PPG de História Social da Universidade de São Paulo desenvolvendo o doutorado que resultou na tese “A história das drogas e sua proibição no Brasil: da Colônia à República” defendida em 2016. Ao longo desse tempo atuou em diversas associações científicas: na Associação Nacional de História (ANPUH), desde 2008, na Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos (ABESUP), desde 2012, e no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) desde 2013. Também é integrante do Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação (LEHDA) desde 2016. Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência em pesquisa e em licenciatura em História e em Ciências Sociais, com ênfase nos seguintes temas: políticas públicas sobre drogas; história do crime, da polícia e da justiça criminal; história da medicina. (Fonte: Plataforma lattes).

Francisco Fabiano Freitas Mendes

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2001), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2004) e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo – USP (2014). É professor do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN desde 2006 e membro permanente do corpo docente do curso de Pós-graduação em Ciências Sociais e Humanas – PPGCISH/UERN, nível mestrado, desde 2016. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Linguagens, História do Brasil e Teorias e Metodologias da História, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil republicano, história-literatura, história da cultura, história política e história da produção e circulação de saberes.

Francisco Linhares Fonteles Neto

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2002) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2005); foi bolsista CAPES no PROCAD – Programa de Cooperação Acadêmica dentro do convênio UFC/PROCAD/UNICAMP que possibilitou a realização do mestrado sanduiche no segundo semestre de 2003, na UNICAMP. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutor em História Social pela UFRJ (2015). Professor no curso de graduação em História e coordenador do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e Humanas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidades – Polícia – Controle Social – História Social do Crime e Narrativas de Crime na Imprensa.

Lemuel Rodrigues da Silva

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Trabalho Nacional de História Política da ANPUH. Tem experiência na área de História e Ensino de História, desenvolvendo atividades no campo de estágio. Desenvolveu atividade docente nos níveis de ensino fundamental e médio nas redes pública e privada no Estado do Rio Grande do Norte. É membro do Grupo de Pesquisa MNÊMIS – Memória, Identidade e Ensino de História, coordena o Grupo de Estudo “Sindicalismo, Movimentos Sociais e Cidadania”. Atualmente desenvolve pesquisa e extensão em História regional e local, com ênfase nas temáticas: memória dos movimentos sociais, movimento sindical, oralidade, cangaço, estado e igreja.

Leonardo Cândido Rolim

Professor Adjunto II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus Central). Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2019). Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2012). Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2009). Tem interesse de pesquisas nas áreas de História do Brasil Colonial, História Econômica e Arquivologia Histórica e no ensino nas áreas de Metodologia da Pesquisa Histórica, História do Brasil Colonial e História Moderna. É Vice-coordenador do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH) (2017-2019). Coordenador de Estágio Supervisionado (2019-2021) do Curso de Licenciatura em História (Campus Central). Pesquisador voluntário do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC) desde 2007.

Marcílio Lima Falcão

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000) e mestrado em História pela Universidade Federal do Ceará (2011) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP-2018). Atualmente é adjunto III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Memória, Religiosidade e Imprensa no Brasil Republicano.

Valdeci dos Santos Júnior

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1989), especialização em literatura e produção de textos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), Mestrado em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Doutorado em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e Pós-doutorado (2016) pela Universidade de Coimbra (Portugal). Atualmente é Professor Adjunto IV e Coordenador do Laboratório de Arqueologia “O Homem Potiguar” (LAHP) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Tem experiência na área de Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia Pré-histórica, Conservação do patrimônio cultural e arqueológico, Registros Rupestres, Vestígios Líticos e Arqueologia histórica – Colonial.