III CICLO DE ATIVIDADES REMOTAS DO PROFHISTÓRIA SERÁ ENCERRADO COM CONFERÊNCIA

O Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) encerra na próxima sexta-feira, 4/6, o seu III Ciclo de Atividades Remotas com conferência a ser ministrada pelo professor Francisco Régis Lopes Ramos, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A atividade ocorrerá de forma remota pelo google meet, a partir das 19h, e para participar basta clicar aqui .

Denominada “Em nome do objeto – museu, memória e ensino de história”, a conferência discorrerá sobre a relação do homem com o objeto considerando a questão da materialidade no tempo. Trata-se de abordagem presente no livro homônimo de Francisco Régis.

“Tempo a partir dos objetos, objetos a partir do tempo — esta é a proposta, que pressupõe inversões e superações a respeito da relação entre sujeito e objeto. Longe de ser uma mera fabricação do sujeito, o objeto faz parte da subjetividade”, analisa o autor, na introdução da obra.

Entre as proposições apresentadas por Francisco Régis está a importância de o ensino de História trabalhar também a história dos objetos. “Desde que se entenda o ensino de história não como uma área à parte ou apartada das construções do conhecimento histórico, desde que a própria história dos objetos também não seja tratada como área à parte ou apartada”, faz a ressalva.

Além das reflexões sobre o tema central do livro e demais questões a ele afetas, o evento também servirá para lançamento da obra, que recebe o selo da editora da UFC.

Francisco Régis Lopes Ramos, professor titular do Departamento de História da UFC e pesquisador do CNPq com bolsa produtividade (nível 2), é graduado em História e mestre em Sociologia, ambos na UFC, e tem doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, trabalhando especialmente com os seguintes temas: memória, escrita da história, tempo e literatura.

A atividade é também organizada pelo Departamento de História (DHI) do Campus Central da UERN, e pelo programa Residência Pedagógica de História (RESPED-História).