Oficina de produção de podcast está com inscrições abertas

Estão abertas, e seguem até o próximo dia 6 de abril, as inscrições para a oficina pedagógica “Usos e abusos do podcast”, que propõe ensinar aos participantes produzir seus próprios podcasts, utilizando softwares livres e de código aberto. A iniciativa é do professor Carlos Torcato, que realizará a atividade em parceria com o graduando Edilson Galdino dos Santos Junior, ambos do Departamento de História da UERN. Torcato é do quadro docente do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA/UERN).

“Desde antes da pandemia trabalhamos com a promoção da linguagem digital, com produção de vídeo, de áudio e até de infográficos com editor de imagens. Com a pandemia a fluência digital se tornou uma necessidade, o que nos levou a ampliar o uso dessas linguagens na sala de aula”, explica o docente.

Ainda segundo Torcato, “a oficina para produzir podcast tem o objetivo de aperfeiçoar a qualidade do material que a gente produz em aula, mas é aberta para qualquer um que queira aprender a manejar conteúdos orais no meio digital”.

A oficina será realizada em três partes, sendo a primeira com o professor Carlos, a segunda com Edilson e a terceira com ambos. Edilson conta como surgiu a iniciativa.

“Tive a ideia de chamar o professor, pois o podcast é uma ótima ferramenta de ensino. Infelizmente a pandemia fez com que os educadores tivessem que se reinventar, tendo que abordar temáticas históricas no ambiente virtual que muitas vezes é limitado. O áudio além de ser mais fácil de produzir, também é bastante fácil de ser compartilhado, já que é um material mais leve, sendo mais fácil para os alunos baixarem”.

A iniciativa faz parte das oficinas do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH) e dialoga com os debates realizados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) e do Mestrado Profissional em História, como explica o professor.

“No Mestrado em Ciências Humanas ministro a disciplina de ‘Linguagens, Mídia e Poder’, e no Mestrado Profissional em História a de ‘Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de História’. A ideia da oficina é apresentar a parte técnica, o manejo dos programas, alinhada às discussões sobre o papel da tecnologia na nossa sociedade e no ensino”, acrescenta o docente.

A formação ocorrerá nos dias 7 e 8 de abril, às 14 horas, e a apresentação dos produtos finais ocorrerá no dia 29, às 14 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail:  [email protected].