PROFHISTÓRIA e grupo de pesquisa promovem exposição, mesa-redonda e oficina

O grupo de pesquisa Os Espaços na Modernidade, vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os Departamentos de História da UFRN e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA UERN) e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFRN) promovem, no período de 16 a 18 de dezembro de 2019, no campus universitário central da UERN em Mossoró, o evento “O arquivo como narrativa: os acervos de Jerônimo DixSept Rosado Maia e Sylvio Piza Pedroza”, que inclui mesa redonda, oficina e exposição.

A programação será aberta às 19h do dia 16, a partir das 19h30, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC/UERN). Nos dias 17 e 18, acontece a I Exposição Acervos Pessoais e História, na Sala G7 da FAFIC.

A oficina compreenderá três temas“Interfaces: arquivos pessoais e ensino”, com os professores Raimundo Nonato Araújo da Rocha e Isa Cristina Barbosa Antunes; Técnicas de arquivo e subsídios teóricos para o trabalho com acervos, sob responsabilidade do professor Paulo Rikardo Pereira Fonseca da Cunha, e . professores Renno Alesy Oliveira e Cecil Oliveira Guerra abordarão o tema Possibilidades para a criação de polos de memória.

A mesa-redonda, que acontecerá dia 16, logo após a abertura oficial, contará com os temas: Organização dos acervos de Dix-Sept Rosado e Sylvio Pedroza (Isa Cristina Antunes), O acervo pessoal de Dix-Sept Rosado (Paulo Rikardo Cunha), O acervo pessoal de Sylvio Pedroza (Arthur de Oliveira Torquato), Biografias Históricas (Paulo Vitor Airaghi e Relações entre acervos pessoais e ensino ( Raimundo Nonato Rocha). A mediação será do professor Francisco Fabiano de Freitas Mendes, do Departamento de História (DHI/FAFIC/UERN).